Regulamento
Art. 1º - DATAS E ORGANIZAÇÃO
O lançamento do festival acontecerá na cidade de Sete Lagoas, no dia 25/05/2024, na CASA DA CULTURA. Em seguida, ele será realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 2024. A semifinal e a final acontecerão na Praça da Feirinha, Centro - Sete Lagoas.
O festival é organizado pela empresa Web System Brasil.
Art. 2º – INSCRIÇÕES
As inscrições terminam no dia 30 de maio de 2024.
Cada participante poderá inscrever até 5 músicas.
É necessário preencher a ficha de inscrição no site [https://www.solostarfestival.com.br/] e anexar os documentos e arquivos exigidos pela mesma.
A taxa de inscrição é gratuita.
As composições deverão ser inéditas e totalmente originais, tanto na parte musical quanto na letra. Entende-se por inédita a música que nunca foi lançada por gravadora ou distribuída comercialmente em larga escala. Como original, a que não contiver plágio, adaptação ou citação poética e musical de outro autor ou compositor.
Ao se inscrever, o autor declara ser responsável pela obra ou ter autorização para concorrer com ela no Solo Star Festival, isentando os organizadores de qualquer responsabilidade sobre direitos autorais, inclusive Ecad.
Somente serão consideradas músicas cujas letras estejam em português e não tenham nenhuma conotação pejorativa, racista ou de baixo calão.
Não existem restrições a gêneros musicais.
Quanto às músicas inscritas, estas poderão ser enviadas no formato violão e voz ou com arranjo de banda completo; não serão aceitas inscrições apenas "A Capella".
Os candidatos devem ter no mínimo 16 anos de idade e não há idade máxima para participar.
Ao se inscrever, os concorrentes (classificados) cedem ao Solo Star Festival o direito de utilização de imagem e som de suas apresentações em veículos de comunicação e para divulgação do evento em TV, rádio e redes sociais.
No material de inscrição deverá constar:
-
Comprovante de residência, documento obrigatório para receber o prêmio de classificação, que deve ser anexado em JPEG ou PDF.
-
Até 5 arquivos em MP3 (máximo 10MB cada) com a música na maior qualidade possível (violão e voz ou arranjada).
-
Também será aceito o envio de músicas via link do YouTube, caso o candidato já tenha algo publicado. Se não quiser expor o vídeo publicamente, poderá enviá-lo como não listado, que dará acesso ao vídeo somente pela equipe que tiver o link.
Obs.: Somente uma das cinco músicas enviadas será aprovada.
-
Arquivo com a letra e cifra no formato PDF (até 1MB).
-
1 arquivo de vídeo de apresentação pessoal, falando sobre você e sua história musical (máximo 10MB), que também pode ser enviado via link do YouTube.
O vídeo deve conter:
-
Nome do candidato.
-
Breve release do candidato.
-
Cidade de origem do candidato.
-
Motivação para participar do Solo Star Festival.
Obs.: O vídeo pode ser gravado pelo celular ou outro dispositivo de gravação e não é obrigatório.
Art. 3º – SELEÇÃO E APRESENTAÇÃO
A comissão de seleção será formada pelo produtor musical do evento em conjunto com sua equipe.
Serão observadas as seguintes características:
-
Letra
-
Arranjo
-
Performance vocal
-
Originalidade e interpretação
-
Presença de palco
-
Potencial artístico
Serão selecionados entre 15 e 20 candidatos de acordo com os critérios oficiais do evento.
50% das vagas serão preferencialmente destinadas a moradores de Sete Lagoas.
Compromissos dos Candidatos Selecionados:
-
Os candidatos selecionados devem seguir as orientações do produtor musical e cumprir as obrigações estabelecidas por ele.
-
Devem estar disponíveis para participar dos ensaios de acordo com o cronograma estabelecido.
-
A ordem da apresentação não poderá ser alterada.
-
Quando anunciado, o concorrente deverá comparecer ao palco e iniciar a apresentação em até 5 minutos, podendo perder ponto caso não atenda esse prazo.
-
A apresentação será obrigatória pelo intérprete inscrito, não podendo ser executada por outro cantor no dia da audição.
-
As apresentações serão executadas com a banda de apoio do festival, dando ao participante o direito de usar um instrumento musical (ex.: violão, guitarra, ukulele, etc.).
-
A banda de apoio conta com 4 músicos e os instrumentos são:
-
Bateria (acústica e eletrônica)
-
Contrabaixo
-
Guitarra, violão aço e nylon
-
Teclado
Os concorrentes poderão se apresentar em solo ou dupla, levando em conta que, do ponto de vista da premiação, a dupla será julgada como um artista somente.
O concorrente que não comparecer no dia estará automaticamente desclassificado, perdendo o direito à premiação.
Não haverá passagem de som para os participantes, já que haverá uma banda base do Solo Star Festival que irá acompanhar as interpretações.
Terão no palco disponíveis 2 microfones sem fio com monitorização de alta qualidade para atender os participantes.
Compromisso Pós-Festival:
Os candidatos classificados até o sexto lugar devem comprometer-se a realizar três apresentações em eventos musicais promovidos pela empresa produtora do evento, Web System Brasil, em Minas Gerais.
A empresa providenciará transporte, hospedagem e alimentação para essas apresentações.
Direitos de Imagem:
Todos os candidatos selecionados concedem à Produtora do Evento o direito de explorar sua imagem.
Isso inclui, mas não se limita a, uso em materiais promocionais, publicações online, mídias sociais, transmissões ao vivo e gravações do evento.
Essas regras são estabelecidas para garantir a transparência, equidade e profissionalismo durante o processo de inscrição e participação no Solo Star Festival 2024.
Art. 4º – JÚRI
A comissão julgadora será formada, em sua maioria, por músicos, críticos musicais, escritores, professores, artistas e jornalistas, escolhidos pela comissão organizadora.
Das decisões do júri não caberá recurso.
Art. 5º – PRÊMIOS
Serão distribuídos R$ 11.000,00 em prêmios, mais troféus.
-
1º lugar: R$ 6.000,00 + Troféu
-
2º lugar: R$ 3.000,00 + Troféu
-
3º lugar: R$ 2.000,00 + Troféu
-
4º lugar:
-
5º lugar:
-
6º lugar:
-
Medallhas para todos os 20 finalistas​
-
Premiação surpresa em dinheiro para (um) dos selecionados em 4°,5° e 6º lugares que forem de Sete Lagoas
OBS.:
-
Não haverá ajuda de custo para os participantes.
-
Nenhuma premiação será paga se o participante não cumprir as exigências do regulamento.
-
Os prêmios somente serão pagos aos participantes nominados na inscrição.
-
As regras deste festival poderão ser alteradas sem aviso prévio pela comissão organizadora.